Investir no desenvolvimento e crescimento de um negócio inclui a construção de processos mais eficientes para o dia a dia de uma organização. Para te ajudar nessa estruturação, conheça alguns sistemas de gestão muito indicados para diversas áreas de um negócio: finanças, logística, marketing, gestão de pessoas, gestão de tempo e produtividade, entre outros.
Mapeie áreas da sua empresa que merecem uma otimização e conte com a tecnologia como ferramenta para essas necessidades!
Sistemas de gestão para empresas
Alguns já podem fazer parte da rotina da sua empresa. Reavalie o que for necessário e otimize os seus processos.
Para gestão financeira e contábil
Enquanto grandes empresas costumam contar com um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) completo, pequenas e médias empresas podem ter dúvidas quanto às melhores soluções para as suas necessidades.
O que recomendamos é que invista em:
- um sistema para gestão de notas fiscais, cadastro de clientes e serviços, como a EasyNota;
- um sistema para controle de fluxo de caixa, movimentações bancárias e outros, como Meu Dinheiro e SOMEI.
Todos os sistemas mencionados possuem teste ou versão gratuita. Consulte suas funcionalidades e aprimore a gestão da sua empresa.
Para gestão de estoque
Se a sua empresa lida com estoque, é fundamental ir além de planilhas e controles manuais e contar com um sistema que te permita gerenciar o estoque com mais segurança, tanto quando estiver fisicamente presente ou quando estiver à distância.
Os sistemas indicados para essa finalidade costumam ser os mesmos indicados para gestão financeira, uma vez que essas soluções ficam integradas. Podemos incluir, ainda, o Linx como opção para negócios varejistas.
Para gestão de e-commerces e/ou infoprodutos
As vendas online estão cada vez mais em altas e inúmeras plataformas dão conta dessa gestão. Podemos citar aqui: Shopify, Veeqo, Woocommerce, Eduzz, Monetizze, Hotmart, dentre inúmeras outras opções a se considerar conforme as especificidades do seu negócio.
Para gestão de marketing e vendas
Não basta ter um bom produto ou oferecer um serviço de qualidade caso não saiba vender ou divulgar o seu negócio ao público interessado.
Para investir em marketing e vendas, no entanto, também é fundamental ter recursos para mapear e analisar todos os esforços alocados.
Os sistemas indicados, nesse caso, são:
- um CRM de vendas, como Pipedrive, Salesforce e RD Station CRM;
- uma plataforma para automação de marketing, como Lead Lovers e RD Station, para envio de e-mail marketing, publicação de landing pages, gestão de cadastros no site, e outras funcionalidades;
- canais para análise de dados, como Google Search Console, Google Ads e Google Trends (todos de uso gratuito).
Para gestão de pessoas, projetos e produtividade
Mesmo que possua uma equipe pequena ou que sua empresa seja conduzida pelo próprio dono (a tal “euquipe”) algumas ferramentas são válidas para mapear os processos por trás de cada trabalho, assim como monitorar os feitos e resultados ao longo de um tempo e aquilo que tem sido produzido.
Lembre-se daquela máxima: “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Portanto, amadureça seus processos de trabalho para que consiga avaliar o caminho evolutivo do seu negócio.
- Para gestão de tempo, ferramentas como Tomatotimer e Toggl são úteis.
- Para produtividade pessoal, o Evernote, Todoist, e uso contínuo de calendário, como o calendário do próprio Google, são recomendados.
- Para gestão de equipe, projetos, e comunicação interna, boas opções são: Discord, Trello, Slack, Notion, ferramentas do Google (Drive, Meet, Currents, e outros).
Conte com os parceiros certos para o desenvolvimento do seu negócio!
Enquanto a sua empresa está focada em fazer o que ela faz de melhor (na prestação de serviços ou venda de produtos), associe-se a tecnologias (sistemas, ferramentas ou plataformas) que deem suporte a demandas práticas de sua existência.
Como a missão de outros negócios pode contribuir com o dia a dia da sua empresa?
Na EasyNota, por exemplo, nossa missão é descomplicar a sua gestão de notas fiscais eletrônicas, assim como os dados dos seus clientes e serviços, e toda integração dessas informações com o seu contador.

